Neste tempo de Advento, os bispos irlandeses exortam os fiéis a permanecerem ao lado dos mais necessitados, para levar a esperança e a alegria do nascimento de Cristo aos doentes, isolados, solitários ou pobres, dando sua contribuição a instituições de beneficência como, a Sociedade de São Vicente de Paulo. Eles ressaltam que “de certa forma as restrições devidas à Covid-19 oferecem maiores oportunidades para a oração e a reflexão, para o tempo passado com a família e a dimensão para entrar no verdadeiro significado do Natal”

Vatican News

“Encorajamos fortemente os fiéis a manterem Cristo no centro do Natal deste ano. Claramente será impossível para nossas grandes congregações habituais se reunirem para a Missa da Vigília de Natal ou do dia de Natal.”

Assim escrevem os bispos irlandeses num comunicado de imprensa difundido na quarta-feira (02/12), “Mantenham Cristo no centro do Natal”, no qual lembram aos católicos que a obrigação de participar da missa aos domingos e feriados nesta época de pandemia continua suspensa. E como “o Natal não é apenas um dia”, convidam os fiéis a participar da celebração eucarística escolhendo um dia entre a Vigília de Natal e a Epifania.

Transformar o próprio lar em “pequenas igrejas” domésticas

Os prelados irlandeses ressaltam que os católicos poderão acompanhar as Missas de Natal e acolher o nascimento do Senhor Deus Menino através de numerosos sites e poderão “experimentar a riqueza espiritual desta estação especial de muitas maneiras”.

Os bispos sugerem que transformem suas casas em “pequenas igrejas” nas quais convidar o Cristo Menino a entrar; que se reúnam em casa ao redor do presépio para rezar ou entoar um cântico de Natal; e que visitem – reiteram – sua igreja local, nesses doze dias, para rezar por suas famílias e por aqueles que são particularmente atingidos pela pandemia.

Confiar na divina misericórdia num Ato de Contrição Perfeita

Além disso, como para aqueles que desejam confessar-se pode não ser possível, encorajam os fiéis “a depositar sua confiança na misericórdia de Deus através de um Ato de Contrição Perfeita”.

Neste tempo de Advento, os prelados exortam os fiéis a permanecerem ao lado dos mais necessitados, para levar a esperança e a alegria do nascimento de Cristo aos doentes, isolados, solitários ou pobres, dando sua contribuição a instituições de beneficência como a Sociedade de São Vicente de Paulo, Crosscare, Trócaire e Missões Mundiais Irlanda.

Ocasião para entrar no verdadeiro significado do Natal

“Recordamos – afirmam – aqueles para os quais o período natalino pode trazer sentimentos de tristeza – pessoas que enfrentam o luto, famílias que não podem estar juntas, aqueles que estão em lares de idosos, podendo receber apenas visitas limitadas de seus entes queridos”, e os migrantes e itinerantes irlandeses que vivem neste país e não podem voltar para casa.

Embora profundamente conscientes do anseio de esperança e consolo do país e do mundo, os bispos concluem ressaltando que “de certa forma as restrições devidas à Covid-19 oferecem maiores oportunidades para a oração e a reflexão, para o tempo passado com a família e a dimensão para entrar no verdadeiro significado do Natal”.

Vatican News – AP/RL

FONTE: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-12/bispos-irlandeses-advento-2020-mantenham-cristo-centro-natal.html