Santa Missa marca a abertura do Sínodo na Diocese de Umuarama, que tem tema anunciado pelo Papa, “Por uma Igreja Sinodal”.

O Papa Francisco realizou a abertura do Sínodo dos Bispos 2021-2023 em Roma, nos dias 9 e 10 de outubro, com o tema “Por uma Igreja Sinodal”. O desejo do Pontífice é envolver toda a igreja e na noite da última sexta-feira, dia 15, foi a vez da Diocese de Umuarama realizar a sua.

A celebração foi na Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo e contou com a presença do bispo, padres, diáconos e a comunidade. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho. Em sua homília Dom João destaca, “nós somos algumas células desse rosto que vai aparecer da Igreja de hoje nesse sínodo. A palavra principal é escuta, vamos escutar aquilo que vem de fora de nós, porque aquilo nos une, porque nós nos identificamos” completa o Bispo.

No encerramento da Celebração da abertura sinodal o Padre Lucas Pereira, representante do sínodo na diocese e vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Icaraíma, apresentou a comissão diocesana do sínodo: Edilson Zandonadi, Marli Zandonadi e Maria do Carmo Cardioli, de Icaraíma, Rafael Brito e Phelipe Matimoto de Umuarama e Leda Maria e Diácono Márcio Lopes de Cianorte.

FONTE: https://site.diocesedeumuarama.org.br/sinodo-despertando-a-escuta/