Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santuário Eucarístico Diocesano

DATA DA CRIAÇÃO: 13 de Outubro de 1956
Criada pelo Bispo: Dom Manoel Koenner da Prelazia de Foz do Iguaçu

Aos 16 de Setembro de 1973: com a criação da Diocese de Umuarama – A Paróquia Nossa Senhora de Fátima passou a fazer parte da mesma juntamente com as outras 36 Paróquias. Desmembrada da Paróquia de Peabiru.

Instalação 23/12/1956 – Posse do 1º Primeiro Pároco: Pe. Luiz Mark – Congregação do Verbo Divino.

Em 1962 – Transferência do Pe. Luiz Mark e Nomeação do Pe. Paulo Wesy do Clero Diocesano, que foi sucedido pelos Pe. Libino Helfens, Ervino Schimit e Luiz Rouber até 1964, quando tomou posse o Pe. Nelson Prendin e seus auxiliares Pe. Luiz Pessini e Renato Mazoti – Clarentianos.

Em 1969 Congregação do Sagrado Coração de Jesus, Sucessivamente: Pe. Theobaldo Blume, Pe. Pedro Paloschi, Pe. João Hoepers, Pe. Eurico Krautler e Pe. João Heidemann, que foi sucedido por uma Equipe Missionária dirigida pelo leigo Sr. Adalbi Cardoso, auxiliado pelos Pe. Otávio Rodrigues da Silva e Augusto Martins de Barros.

Em fevereiro de 1991: tomou posse o Pe. Wilson Galiani, hoje Mons. Wilson Galiani e seus Auxiliares: Pe. Márcio Luiz Priori, Mauro Beraldo e Geraldo Cheron, logo depois vieram os Pe. Aparecido da Silva, Edivaldo Lopes de Farias, José Cipriano da Silva, Wilson José Galbiati ? Pároco, e os Pe. Alceu Pinheiro de Souza e João Mendes Pereira Filho.

Em 10 de março de 1996: Foram criadas as Paróquias Sagrada Família – tendo como Pároco o Pe. Edivaldo Lopes de Farias – e a Paróquia São Vicente de Paulo – tendo como Pároco o Pe. Aparecido Silva, deixando de
fazer parte desta Paróquia as duas comunidades, e passando a exercer os
trabalhos como Paróquias da Diocese de Umuarama.

Em Dezembro de 1997: retorna o Mons. Wilson Galiani, Pároco; Pe. Adilson Guerra, Pe. Luiz Cezar Bento, Pe. Edvaldo Gueleri e Pe.
Luiz Natale.

Em Março de 2003: assume a Paróquia o Pe. Orlando Paes de Camargo com seu auxiliar o Pe. Sergio Ap. Galetti, com a saída do Pe. Sergio Ap. Galetti, chega no mês 06 de 2004 o Pe. Edson Zamian Paisca. Com a saída do Pe. Edson, retorna o Pe. Luiz Cezar Bento como Vigário Paroquial. Em fevereiro de 2006 o Pe. Audinei Carreira é nomeado Vigário Paroquial desta Paróquia.

No dia 25 de fevereiro de 2007: com a saída do Pe. Orlando, assumem como Pároco e Vigário Paroquial os Padres Carlos Alberto Figueiredo e Pe. José da Silva Sebastião. Com a saída do Pe. Luiz Cezar Bento – nomeado então Pároco da Paróquia de São Tomé – no dia 23 de maio de 2008, o Pe. Cleverson é nomeado Vigário paroquial.

Aos 13 de maio do ano de 2012:
Durante a celebração eucarística, Padre Sérgio Carris assumiu o ofício de pároco e reitor e Padre Audinei Carreira da Silva como vigário paroquial.

Atualmente temos como pároco e reitor Padre João Mendes Perreira Filho e como vigários paroquiais Padre Gabriel Henrique dos Santos e Padre Audinei Carreira da Silva.

Elevação do Santuário Eucarístico Diocesano

Aos 13 de Maio de 2005, durante a celebração da Santíssima Eucaristia, o Exmo Sr. Dom Vicente Cost, DD. Bispo Diocesano de Umuarama, realizou o Rito de Elevação da Igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Cianorte – PR e da Capela do Santíssimo, a ela anexa, a qualidade de Santuário Eucarístico Diocesano.O ato realizou-se na presença
de numerosos fiéis, religiosas e sacerdotes.

ACESSE NOSSAS FOTOS NO FLICKR