Benigna Cardoso da Silva foi beatificada em Missa Solene no Crato (CE) no final da tarde de ontem (24), pelo arcebispo de Manaus, cardeal dom Leonardo Ulrich Steiner, encarregado pelo papa Francisco de celebrar a beatificação.

A celebração começou às 15h no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, no Crato, com o “‘Momento da Misericórdia”, e às 16h foi apresentado o musical “A Hora do Martírio”. Logo em seguida teve início a missa solene da beatificação de Benigna.

Mais de 20 mil pessoas participaram da beatificação de Benigna, segundo a Polícia Militar. Também estiveram presentes na cerimônia, 300 padres e bispos de vários pontos do país.

Após o ato penitencial aconteceu o rito de beatificação de Benigna, no qual o bispo do Crato, dom Magnus Henrique Lopes, acompanhado pelo vice-postulador da causa de beatificação de Benigna, padre Wesley Barros, fez o pedido de beatificação da jovem Benigna ao cardeal Steiner, representante do papa na cerimônia.

Em seguida, o coordenador-geral da beatificação, padre Wesley Barros, leu a biografia de Benigna relatando sua história de vida e seu martírio pelas mãos de Raul Alves: “O jovem na tarde de sexta-feira, 24 de outubro de 1941, quando soube que Benigna tinha ido buscar água em um poço decidiu esperá-la. Aproximou-se da menina fingindo que queria ajudá-la e em seguida procurou abusá-la sexualmente, agredindo-a. Benigna demonstrou uma notável capacidade de resistência. Cheio de fúria, o jovem tomou uma faca que trazia consigo e feriu-a muitas vezes. Para amedrontar a sua vítima mutilou-lhe os dois dedos da mão esquerda. Por fim, não conseguindo realizar sua má intenção devido à clara oposição de Benigna, depois de exagerada crueldade cortou-lhe o pescoço”.

Padre Wesley Barros ressaltou em sua leitura que “a Serva de Deus conseguiu conservar a própria virgindade corporal e espiritual até ao sacrifico extremo da vida”. E recordou as palavras que padre Cristiano, pároco da época, deixou escrito ao lado do seu registro de batismo“Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, do dia 24 de outubro de 1941, no Sítio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta esta paróquia e seja proteção das crianças e das famílias. Estes são os votos que faço à nossa santinha. ”

“No lugar de sua morte foi logo erigido um monumento com uma cruz e depois nas proximidades edificou-se uma capela memorial”, destacou o coordenador-geral da beatificação.

Então, o cardeal Steiner fez a leitura da carta apostólica do papa Francisco por ocasião da beatificação da serva de Deus, Benigna Cardoso da Silva.

“Nós, acolhendo o desejo do nosso irmão no episcopado, Magnus Henrique Lopes, bispo do Crato (CE), e também dos demais irmãos no episcopado e de muitos fiéis em Cristo. Depois de termos ouvido o parecer do Dicastério para as Causas dos Santos, com a nossa autoridade apostólica, ordenamos que a venerável Serva de Deus, Benigna Cardoso da Silva, jovem, leiga, mártir, que observando a Palavra de Deus, conservou sua vida para defender sua dignidade de mulher até a efusão do sangue, doravante, seja chamada com o nome de beata. E que se possa se celebrar a sua festa nos lugares e segundo as normas estabelecidas pelo Diretório, no dia 24 de outubro, quando ela nasceu para os céus”, escreveu papa Francisco em carta assinada no dia 26 de setembro deste ano.

Após a leitura da carta, a relíquia de Benigna foi levada até o altar por suas irmãs de criação, Teresinha Alencar e Irani Cisnando. Em seguida foi cantado o hino em honra da nova beata, “leiga, virgem e mártir da Santa Igreja”, intitulado como “Heroína da castidade”.

Em sua homilia, dom Leonardo disse que a beatificação de Benigna “é um momento importante da nossa Igreja”, mas que era também “um momento importante do nosso Ceará”

“A jovem menina gostava de ler e contar histórias Sagradas. Com elas aprendeu a guardar a Palavra de Deus. A bem-aventurada que encontrou Jesus, fez de Jesus a fonte que a levou à vida eterna. Na fonte que é Jesus encontrou a beleza do amor, do serviço, da santidade”, disse o arcebispo.

Ele ainda comentou que “na tarde de sexta-feira, 24 de outubro de 1941, Benigna foi a fonte em busca de água”.

“Foi junto a fonte que benigna ofereceu a sua vida, melhor, a sua fidelidade a Jesus. A menina jovem havia encontrado outro poço: Jesus! E por isso foi fiel”, comentou o cardeal.

Dom Leonardo falou que “desde cedo a palavra e a Eucaristia foram a bebida e o alimento” de benigna. E que “dessa fonte recebeu forças para perseverar, resistir, temperar-se, permanecer fiel aos desejos que Jesus havia suscitado e seu pequeno coração”.

“A Bem-aventurada, queridos irmãos e irmãs, virgem e mártir. Mártir, aquela que dá, que doa a vida até o fim, nada retém para si, tudo oferece, mesmo na imolação. Extraordinária essa jovem, que nos dá o testemunho da sua fé na vida e na morte. Hoje a invocamos: Bem-aventurada Benigna!”, exclamou dom Leonardo.

Recordando a passagem do dos Cânticos dos Cânticos que foi a primeira leitura da Missa da beatificação, dom Leonardo contou que “o amor permanece vivo na morte”.

“Por isso aqui estamos agradecendo a Deus a vida e a morte da nossa Beata Benigna. Que sinais extraordinários estamos a celebrar na nossa bem-aventurada. Nos emociona o texto sagrado ao contemplarmos a nossa bem-aventurada ao expressar o seu amor. O amor na morte, o amor fiel, límpido, puro, virginal. O amor mais forte do que a morte. Admiramos a sua tenacidade, a sua determinação, a sua luta corporal para permanecer no amor de Jesus”.

Para o arcebispo de Manaus, “a fraqueza do jovem Raul visibiliza ainda mais o tesouro da fé e do amor”.

“O amor da menina jovem diante da paixão, da força bruta, da violência, não se dobra. Oferece a vida, sem mola. A fragilidade e a paixão do jovem que a assedia a leva a um tesouro, leva a santidade cujo caminho já percorria”, destacou o bispo.

Além de se tornar a primeira beata cearense, Benigna recebeu o título de mártir, tornando-se a quarta mártir do Brasil.

FONTE: https://www.acidigital.com/noticias/benigna-torna-se-a-primeira-beata-nascida-no-ceara-86861