A perseverança foi o tema da alocução do Papa Francisco antes de rezar o Angelus dominical neste XXXIII Domingo do Tempo Comum: “A perseverança é o reflexo no mundo do amor de Deus, porque o amor de Deus é fiel, nunca muda.”

Bianca Fraccalvieri – Vatican News

Depois da missa celebrada na Basílica Vaticana, o Papa rezou o Angelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro.

Em sua alocução, comentou o Evangelho deste domingo, que nos leva a Jerusalém, ao lugar mais santo: o templo. Jesus adverte que tudo será destruído, que não ficará pedra sobre pedra, mas Francisco se concentra na frase final do trecho de Lucas para introduzir o tema da perseverança. De fato, Jesus diz: “É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

Jesus pede para persistir no que realmente importa e eis o significado da perseverança: construir o bem a cada dia.

“Perseverar é permanecer constantes no bem, especialmente quando a realidade circundante impele a fazer outra coisa.”

O Papa fez exemplos da vida concreta, com situações que acontecem conosco ou pessoas próximas a nós, que vão desde adiar o momento de oração até se deixar influenciar por pessoas que tiram vantagem de tudo. Perseverar, por outro lado, é permanecer no bem. Francisco então nos convida a refletir:

“Como está a minha perseverança? Sou constante ou vivo a fé, a justiça e a caridade de acordo com os momentos: se dá vontade rezo, se me convém sou correto, disponível e prestativo, enquanto, se estou insatisfeito, se ninguém me agradece, deixo de sê-lo? Em suma, minha oração e meu serviço dependem das circunstâncias ou de um coração firme no Senhor?”

Ao invés, Jesus nos recorda que se perseverarmos não temos nada a temer, mesmo nos tristes momentos da vida, mesmo diante do mal ao nosso redor, porque permanecemos alicerçados no bem.

“A perseverança é o reflexo no mundo do amor de Deus, porque o amor de Deus é fiel, nunca muda. Que Nossa Senhora, serva do Senhor perseverante na oração, fortaleça a nossa constância.”

FONTE: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-11/papa-francisco-angelus-33-domingo-tempo-comum-perseveranca.html