Na noite de domingo, 25 de fevereiro, teve início a primeira assembleia anual dos bispos do Paraná, na diocese de Foz do Iguaçu (PR). A missa de abertura aconteceu na paróquia São João Batista, que é a primeira paróquia da diocese e está completando 100 anos de fundação. A missa contou com expressiva participação da comunidade local e foi presidida pelos três bispos da presidência da CNBB Sul 2: Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e presidente; dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava e vice-presidente; e dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí e secretário.

No início da celebração, o bispo anfitrião, dom Sergio de Deus Borges, acolheu a todos, falou da importância da celebração com a presença de todo episcopado, dos motivos pelos quais a diocese foi escolhida para sediar o encontro e pediu que cada bispo se apresentasse.

“Queridos irmãos bispos, ao convidá-los para celebrar essa assembleia em nossa diocese, nós queremos compartilhar de nossa alegria missionária. Iniciamos com essa celebração Eucarística nessa paróquia, que é a primeira paróquia do Oeste do Paraná, a preparação para o nosso Jubileu de Ouro. Essa paróquia, erigida no ano de 1924, abrangia até o território atual, hoje, de Campo Mourão, Umuarama, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e parte de Guarapuava”, contou dom Sergio em suas palavras de acolhida.

O bispo ainda explicou que ao celebrar o centenário da paróquia, iniciam o quinquênio em preparação para o Jubileu de Ouro da diocese de Foz do Iguaçu, que acontecerá em 2028. “Em vista do caminho jubilar, aprovamos um projeto missionário para o quinquênio, que partiu de uma pergunta importante para todos nós: como caminhar em direção ao Jubileu de nossa diocese? A resposta dada foi uma graça e uma moção do Espírito Santo: Rumo ao Jubileu, em comunhão participação e missão”, disse dom Sergio.

Em preparação para o Jubileu de Ouro, a cada ano, até 2028, a diocese vai trabalhar um alicerce, composto por quatro dimensões: religiosa, eclesial, missionária e caritativa. Em 2024, os 100 anos da paróquia São João Batista, com o objetivo de fortalecer as paróquias. Em 2025, o pilar da caridade, com o objetivo de fortalecer as pastorais e organismos voltados às periferias sociais e existenciais. Em 2026, o pilar da missionariedade, com o objetivo de revigorar a ação missionária das comunidades. Em 2027, o pilar do Pão, que será um ano intenso de preparação ao Jubileu e ocasião para aprofundar a espiritualidade eucarística. Em 2028, o pilar da Palavra, onde o objetivo será vivenciar o domingo, a presença viva do Ressuscitado.

Na homilia, dom Geremias agradeceu a possibilidade de a assembleia dos bispos ser realizada na diocese de Foz do Iguaçu. Abordando os textos bíblicos da liturgia, o arcebispo falou de alguns desafios que a Igreja enfrenta hoje, especialmente o da indiferença religiosa. “Um momento como esse, numa paróquia como essa, com toda sua história, certamente também se percebe os desafios que brotam desse tempo. Que o Evangelho, que apela para que continuemos ouvindo a voz do Senhor, nos inspire a termos essa capacidade inovadora, especialmente aquela que brota da santidade, de termos em nossa palavra e em nosso testemunho aquilo que é o central na nossa fé”, disse Dom Geremias.

FONTE: https://cnbbs2.org.br/episcopado-paranaense-inicia-assembleia-na-diocese-de-foz-do-iguacu-pr/